sábado, 8 de novembro de 2008

Sobre os Atores - Parte I

Sou ator. Fiz vários cursos, workshops e palestras, mas o meu maior aprendizado sobre atuação foi dirigindo o V.I.D.A.

Aprendi demais observando os atores do filme, tanto no processo dos ensaios, quanto nas filmagens.

Dizem que o teatro é uma arte do ator, a televisão do roteirista, e o cinema, do diretor. Sendo assim, era responsabilidade minha e do Vinicius pensar, antes de chegar ao set, como traríamos os atores para esta situação tão especifica que era a questão da depressão abordada no filme.

Eu nunca tive depressão, por isso comecei a ler para entender do que estávamos falando. Também participei de grupos de depressivos on-line.

Uma decisão era não tratar da questão patológica da depressão, mas sim, sobre o cotidiano de um ser humano, qualquer ser humano, lidando com esta doença. Entre tudo o que li cheguei à conclusão que a depressão tem muito a ver com a tristeza. Geralmente a tristeza se inicia a partir de um fato que não sabemos lidar (morte de alguém querido, desilusão amorosa, perda de um emprego). Levamos um tempo para similar à questão, enquanto somos tomados por este sentimento. Depois de um tempo, aprendemos a lidar com o fato ocorrido e a tristeza se vai. Já a depressão é quando, mesmo enxergando o motivo da tristeza, não conseguimos nos desvincular dela e a partir disso vários outros sentimentos e sensações vêem a tona nos aprisionando a nós mesmos. Sim, a depressão é algo que começa e termina em nós.

Todo ser humano já passou por momentos difíceis na vida. Por isso, fizemos uma semana de encontros com os atores, criando a atmosfera da reunião que acontece durante o filme. Com o passar dos dias, todos estavam à vontade, e neste ambiente propício o Vinicius e eu íamos lendo depoimentos de pessoas depressivas e trazendo os atores para a situação do filme. Os próprios atores foram transformando os depoimentos em algo inerente a todo ser humano até chegarem à verdade que o roteiro sugeria.

Foi essencial dar esta liberdade, pois cada ator tem seu processo individual e sua forma de chegar na sua verdade.

Um comentário:

Fábio disse...

Geison em primeiro lugar quero agradecer a oportunidade que vcs me deram, pois ao contrario de vcs. sou um leigo na arte de atuar e tive a oprtunidade de aprende muito com vcs. Preciso também destacar a tamanha competencia que vc e o Zinn tiveram em preparar todos nós para a reunião, pois durante aquela semana eu particuilarmente passei por sensações que nunca antes tinha vivido, foram momentos unicos, que vou lembrar pro resto da minha vida, e quero explicar porque.....

Durante os 32 anos da minha vida eu fui desenvolvendo barreiras contra a tristeza, para buscar ser feliz e não sofrer, amar a vida e as pessoas, e nesta semana eu tive que quebrar esses paradigmas,para poder entrar no clima da reunião,e lembre eu sendo leigo em atuar,e todo esse processo que primeiro veio com a negação pois após o filme ponte eu não consegui entender porque pessoas poderiam chegar ao ponto de tirar a propria vida, durante os ensaios e atividades vc conseguiram me levar ao clima necessário, e quando terminou a filmagem de sabado simplismente tive uma sensação de extase , um orgasmo mental, um negócio diferente..... que só foi conseguido graças a competencia de vcs....... Hoje posso dizer que tive a oportunidade de vestir um personagem de corpo e alma, a chance de ter o prazer de viver algo de forma intensa e não ser tão simplesmete eu . sei la.....

Obrigado !!!!!

 
Designer By Geison Ferreira